Das Acrobacias, dos acrobatas e da ginástica acrobática – parte II

A GINÁSTICA CIENTÍFICA retira os conteúdos de práticas dos acrobatas, funâmbulos e demais artistas de rua e passa a atribuir outros SENTIDOS e SIGNIFICADOS que estavam associados a um PROJETO DE NAÇÃO. Ao mesmo tempo em que começam a MARGINALIZAR as PRÁTICAS CORPORAIS desses grupos.

O DISCURSO CIENTÍFICO vem acompanhado por práticas de educação do corpo (o que dá destaque a educação física), educação moral e educação intelectual cujos objetivos principais eram: fabricar o SOLDADO e, ao mesmo tempo, construir um “IDEAL” DE CIDADÃO.

E foi assim que as PRÁTICAS CORPORAIS e DIVERTIMENTOS POPULARES que prezavam pelo PRAZER, pelo LÚDICO, pela LIVRE EXPRESSÃO, o ENCONTRO e a possibilidade de construção da IDENTIDADE foram sendo substituídas pela GINÁSTICA CIENTÍFICA dando ênfase nos “benefícios” que a ela foram associados, entre eles: desenvolver a SAÚDE, regenerar a RAÇA, criar um contingente de forças para GUERRA e para desenvolver o TRABALHO OPERÁRIO nas indústrias, MORALIZAR, CIVILIZAR, PADRONIZAR.

Para alguns autores que estudam esse tema, a GINÁSTICA CIENTÍFICA inaugurou um processo de “aprisionamento”, “enquadramento” das diferentes formas/conteúdos e expressões/linguagens relacionadas as PRÁTICAS CORPORAIS POPULARES, sob a justificativa de que essas práticas eram nocivas à saúde e à moral e, por esse motivo, deveriam ser ABOLIDAS.

Todo esse processo de sistematização e “organização” das PRÁTICAS CORPORAIS ADEQUADAS para época, deram origem aos chamados MÉTODOS GINÁSTICOS e cumpriram dois objetivos principais: CRIAR UM ESPÍRITO NACIONALISTA e CRIAR UMA FORMA DE DIFERENCIAR AS PESSOAS SOCIALMENTE.

O MOVIMENTO que defendia essa linha de pensamento e ação estava presente em diferentes países da Europa pré-industrial e industrial e se deu de maneiras diferentes, dando origem a diferentes métodos ginásticos, entre eles: o SUECO, o DINAMARQUÊS, o ALEMÃO, o INGLÊS e o FRANCÊS (gravura abaixo).

Amoros

(Fonte: “Aula de Desporto e Ginástica para Crianças”, cena da série “Tableaux de Paris”, c. 1820 (cor liyho), Marlet, Jean Henri (1771-1847) /Colecção Privada / Arquivos Charmet / The Bridgeman Art Library).

Os MÉTODOS GINÁSTICOS pregavam o EQUILÍBRIO ORGÂNICO e dos SENTIDOS, busca do AUTO-CONTROLE e RESPEITO ÀS REGRAS, ORGANIZAÇÃO e DIREÇÃO da vida social para ser levada à vida futura.

Essas práticas preparavam a grande MASSA SOCIAL para aguentar a elevada carga de trabalho exigido pelas INDUSTRIAS e, também, formavam o CONTINGENTE DE GUERRA pronto a responder o comandos de maneira DISCIPLINADA.

E hoje em dia, você acha que superamos essas práticas de CONTROLE e DISCIPLINA SOCIAL?

Aonde você identifica elas? Como elas têm se transformado?

Bom… essa conversa está ficando longa… proseamos mais no domingo que vem! Até lá!

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